Mundo da Leitura

Labirinto

O QUE É, O QUE É
REMENDO SOBRE REMENDO
REMENDOS DO MESMO PANO
NÃO ADIVINHAS ESTA ADIVINHA
NEM DAQUI A UM ANO.

Resposta

Resposta: É A CEBOLA, POIS ELA TEM VÁRIAS CAMADAS SOBREPOSTAS, E TODAS AS CAMADAS SÃO FEITAS DA MESMA MATÉRIA.


O QUE É, O QUE É
QUANDO VIRA PRA CIMA
A BOCA FICA VAZIA
E QUANDO VIRA PRA BAIXO
A BOCA FICA CHEIA?

Resposta

Resposta: É O CHAPÉU! A BOCA DO CHAPÉU FICA VAZIA QUANDO O VIRAMOS PARA CIMA, MAS QUANDO O VIRAMOS PARA BAIXO SOBRE A NOSSA CABEÇA, A BOCA DELE FICA CHEIA.


Dispondo sobre a mesa quatro palitos e uma azeitona, conforme ilustração abaixo:

TEMOS AQUI QUATRO PALITOS, COM OS QUAIS VAMOS FAZER A FIGURA DE UMA TAÇA, E UMA AZEITONA, QUE VAI DENTRO DA TAÇA. VOCÊ DEVE PASSAR A AZEITONA PARA UMA POSIÇÃO QUE FIQUE FORA DA TAÇA, MOVENDO APENAS DOIS PALITOS. MAS VOCÊ NÃO PODE MEXER NA AZEITONA E, ALÉM DISSO, DEVE MANTER O FORMATO EXATO DA TAÇA.

Resposta

Resposta: ESCORREGO O PALITO DA PARTE INFERIOR DA TAÇA PARA A ESQUERDA, DEPOIS MOVO O PALITO QUE ESTAVA DO LADO DIREITO DA TAÇA, NO ALTO, PARA O LADO ESQUERDO DA TAÇA, AGORA EMBAIXO. ASSIM, A TAÇA FICARÁ DE BOCA PARA BAIXO, E A AZEITONA ESTARÁ FORA DELA.


O QUE É, O QUE É,
PÕE-SE SOBRE A MESA,
PARTE-SE, REPARTE-SE
E NINGUÉM COME?

Resposta

Resposta: É O BARALHO, QUE CORTAMOS E REPARTIMOS SOBRE A MESA PARA JOGAR, E NÃO PARA SER COMIDO, HÊ, HÊ, HÊ!


VEJA ESTE TABULEIRO AQUI, DE TRÊS CASAS POR TRÊS CASAS, COM UM TOTAL DE NOVE CASAS.

                 
                 
                 

VOCÊ VAI COLORIR AS CASAS, DE FORMA QUE CADA COLUNA, CADA LINHA E CADA UMA DAS DUAS DIAGONAIS NÃO TENHAM DUAS CASAS DA MESMA COR. E AGORA VEM A QUESTÃO: QUAL É O MENOR NÚMERO DE CORES NECESSÁRIAS PARA FAZER ISSO?

Resposta

Resposta: SE EU TENHO UM TABULEIRO DE TRÊS POR TRÊS, COM NOVE CASAS NO TOTAL, E DEVO PINTÁ-LO DE FORMA QUE NENHUMA COR SE REPITA NAS COLUNAS, NEM NAS LINHAS, NEM NAS DUAS DIAGONAIS, ISSO QUER DIZER QUE, NESSE TABULEIRO, ESSAS CINCO CASAS QUE EU PINTEI DE CINZA, AQUI, DEVEM TER CORES DIFERENTES. POSSO, POR EXEMPLO, USAR AS SEGUINTES CINCO CORES: AZUL NA CASA UM, VERMELHO NA CASA TRÊS, VERDE NA CASA CINCO, AMARELO NA CASA SETE E ROSA NA CASA NOVE, DEPOIS POSSO REPETIR O AZUL NA CASA SEIS E NA CASA OITO, E O ROSA NA CASA DOIS E NA CASA QUATRO.


OS SILVA TÊM UMA PISCINA NO JARDIM DE SUA CASA. EM REUNIÃO DE FAMÍLIA, ELES DECIDEM AMPLIÁ-LA, PORQUE COMEÇA A SER PEQUENA PARA TODOS. A PISCINA É QUADRADA, E JUNTO A CADA CANTO TEM UMA ÁRVORE QUE A SENHORA SILVA NÃO QUER ARRANCAR NEM MUDAR DE LUGAR. O SENHOR SILVA, POR SUA VEZ, QUER QUE A PISCINA CONTINUE COM A FORMA QUADRANGULAR E NO MESMO LUGAR ONDE SE ENCONTRA. OS FILHOS QUEREM QUE A PISCINA OCUPE O DOBRO DA ÁREA QUE POSSUI ATUALMENTE, MAS AS ÁRVORES NÃO PODEM FICAR DENTRO DA PISCINA. QUAL A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA PISCINA DA FAMÍLIA SILVA?

Resposta

Resposta: Confira a resposta na próxima semana.


O QUE É QUE TODO MUNDO
GENTE DE QUALQUER PAÍS
LEVA SEMPRE, COM CERTEZA,
BEM NA PONTA DO NARIZ?

Resposta

Resposta: É A LETRA "Z", QUE FICA NA PONTA, OU NO FINALZINHO, DA PALAVRA NARIZ.


PEDRO GANHA UM COFRINHO NOVO, COM DEZ CENTAVOS DENTRO, E SEU PAI SÓ LHE DÁ OUTRAS MOEDAS DE DEZ CENTAVOS, MAS NO PRIMEIRO DIA, DÁ DEZ CENTAVOS; NO SEGUNDO DIA, VINTE CENTAVOS; NO TERCEIRO DIA, QUARENTA CENTAVOS; E ASSIM POR DIANTE, DE FORMA QUE O DINHEIRO NO COFRINHO DOBRA A CADA DIA QUE PASSA. SE O COFRINHO DE PEDRO ENCHE NO DÉCIMO QUARTO DIA, EM QUAL DIA O COFRINHO ESTAVA CHEIO PELA METADE?

Resposta

Resposta: É EXATAMENTE COMO EU PENSAVA, O COFRINHO FICA CHEIO PELA METADE NO DÉCIMO TERCEIRO DIA, PORQUE NO DIA SEGUINTE O PAI LHE DÁ A MESMA QUANTIA QUE JÁ TEM DENTRO DO COFRE, E ENTÃO ELE ENCHE POR COMPLETO.


O QUE É, O QUE É
MOÇA FORMOSA
PAI CARRANCUDO
CAMPO GRANDE
GADO MIÚDO?

Resposta

Resposta: A MOÇA FORMOSA É A LUA, O PAI CARRANCUDO É O SOL, O CAMPO GRANDE É O CÉU E O GADO MIÚDO SÃO AS ESTRELAS.


SE CADA CRIANÇA EM UMA FAMÍLIA TEM PELO MENOS TRÊS IRMÃOS E TRÊS IRMÃS, QUAL É O MENOR NÚMERO DE CRIANÇAS QUE ESSA FAMÍLIA PODE TER?

Resposta

Resposta: SE EM UMA FAMÍLIA CADA CRIANÇA TEM PELO MENOS TRÊS IRMÃOS E TRÊS IRMÃS, O MENOR NÚMERO DE CRIANÇAS QUE A FAMÍLIA PODE TER É OITO.