Projeto de extens√£o

Mundo da Leitura, modos de ler o contexto das escolas municipais

O Projeto Mundo da Leitura, modos de ler o contexto das escolas municipais constitui-se na continuidade da parceria entre a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo/Secretaria Municipal de Educação a partir de um convênio de distribuição do programa 'Mundo da Leitura' para 15 escolas municipais.

O projeto consiste em apresentar aos educadores e alunos do Ensino Fundamental (1¬™ ao 5¬™), a√ß√Ķes diferenciadas de leitura por meio da linguagem audiovisual. As escolas contam um kit de DVDs do programa acompanhado de um livro 'Mundo da Leitura na TV: guia de atividades III, voltado aos educadores, com sugest√Ķes a serem desenvolvidas, em sala de aula, com os alunos. Para mediar e desenvolver as a√ß√Ķes os educadores ser√£o instrumentalizados com oficinas de educomunica√ß√£o.

O projeto também oportunizará a apreciação de práticas leitoras socioeducativas interdisciplinares no ambiente escolar e no espaço do Centro de Referência de Literatura e Multimeios (CRLM) para educadores e alunos.

Objetivo Geral

  • Oportunizar a imers√£o art√≠stico-cultural e tecnol√≥gica de professores e alunos em pr√°ticas leitoras Multimidiais por meio da instrumentaliza√ß√£o de alunos de gradua√ß√£o, proporcionando troca de saberes entre a Universidade e a comunidade escolar, de modo a contribuir para a forma√ß√£o desses sujeitos como cidad√£os aut√īnomos e cr√≠ticos, ampliando sua inser√ß√£o social.¬†

Objetivos específicos 

  • Oportunizar aos professores e alunos a aprecia√ß√£o de pr√°ticas leitoras elaboradas pelos alunos de gradua√ß√£o no ambiente escolar e no espa√ßo do Centro de Refer√™ncia de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo;

  • Desenvolver oficinas de educomunica√ß√£o para os professores com o intuito de aproxim√°-los da linguagem audiovisual, desencadeando a sua compreens√£o e interpreta√ß√£o dessa linguagem, com vistas a prepar√°-los para mediar o programa de TV com seus alunos;

  • Propor aos professores a produ√ß√£o de pr√°ticas s√≥cio-educativas interdisciplinares a partir dos conte√ļdos do programa de TV com a finalidade de aplic√°-las aos alunos e, tamb√©m, public√°-las em meio impresso e em m√≠dias digitais;

  • Incentivar os alunos das escolas envolvidas no projeto a organizar atividades culturais envolvendo a escola e seu entorno a partir dos conte√ļdos do programa de TV, bem como a produzir v√≠deo, fotografia, instrumentos musicais, texto escrito, brinquedos artesanais, entre outros;

  • Criar um portal, hospedado no servidor da Universidade de Passo Fundo, para serem compartilhadas e divulgadas as experi√™ncias do projeto, abrindo espa√ßo √† discuss√£o das atividades desenvolvidas pela comunidade escolar e acad√™mica.

  • Realizar a publica√ß√£o de trabalhos acad√™micos relacionados ao projeto em eventos cient√≠ficos.

Metodologia

Entende-se que a metodologia adotada para desenvolver o projeto leva em conta a intera√ß√£o entre grupos sociais ou culturalmente diferentes. Os alunos extencionistas, os educadores e alunos das escolas participantes, a comunidade escolar, s√£o todos atores das a√ß√Ķes propostas, em consequ√™ncia est√£o envolvidos no processo de pesquisa e na defini√ß√£o dos rumos das atividades.

  • Reuni√Ķes semanais de estudos e de avalia√ß√£o com a equipe interinstitucional do projeto;

  • Encontros com os educadores das escolas participantes do projeto;

  • Apresenta√ß√£o de pr√°ticas leitoras para alunos e educadores no ambiente do Centro de Refer√™ncia de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo, proporcionando viv√™ncias culturais fora dos muros escolares;

  • Empr√©stimo de acervos do Centro de Refer√™ncia de Literatura e Multimeios para as escolas participantes do projeto;

  • Oficinas de educomunica√ß√£o para educadores das escolas participantes do projeto;

  • Elabora√ß√£o de pr√°ticas leitoras pelos educadores participantes do projeto a partir do kit de DVDs e Guia de atividades distribu√≠dos √†s escolas;

  • Elabora√ß√£o de pr√°ticas leitoras pelos educadores, e posterior aplica√ß√£o para seus alunos;

  • Realiza√ß√£o de dois momentos art√≠sticos na escola envolvendo a comunidade escolar, pais e familiares;

  • Sistematiza√ß√£o e disponibiliza√ß√£o das a√ß√Ķes desenvolvidas por educadores e alunos no portal do projeto (hospedado no servidor da Universidade de Passo Fundo).

P√ļblico alvo

Alunos e educadores de 1¬ļ ao 5¬ļ ano do ensino fundamental de quinze escolas municipais de Passo Fundo. Ir√£o participar do projeto cinco turmas de cada escola, uma por n√≠vel de ensino. As quinze escolas j√°¬†est√£o integradas ao projeto.

Local de realização

Escolas Municipais de Passo Fundo (15 escolas selecionadas) - Universidade de Passo Fundo/Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura.

Avaliação

  • Avalia√ß√£o in loco de todas as a√ß√Ķes do projeto. Planejamento, implementa√ß√£o, monitoramento e avalia√ß√£o do desenvolvimento do projeto.
  • Aplica√ß√£o de instrumentos de pesquisa e avalia√ß√£o aos educadores e alunos em diferentes a√ß√Ķes do projeto.

Coordenação

Tania Mariza Kuchenbecker Rösing

Projeto aprovado com recursos ‚Äď Edital PROEXT 2016 - MEC/SESu